Mais um alimento que podemos incluir no dia a dia, em forma de semente ou de farinha: o trigo-sarraceno ou mourisco.
Podemos substituir o arroz (tanto o grão quanto a farinha) por ele!
- Boa fonte de ferro e de magnésio;
- Alto teor de amido, de proteína e de fibras;
- Não contém glúten, está liberada para portadores de doença celíaca;
- Baixo índice glicêmico;
- Possuí flavonóides, que são antioxidantes que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuem o colesterol mau (LDL);
- A rutina presente no trigo-sarraceno também ajuda a combater o câncer.
Embora não seja um grão, e não tenha nenhuma relação com o trigo, o trigo-sarraceno é usado como se fosse. Algumas culturas usam sua farinha, feita da semente da planta, para preparar panquecas. As sementes torradas e descascadas, conhecidas como sêmola ou kasha, podem ser cozidas para preparar cereais, pudins ou um acompanhamento parecido com o bulgur (trigo para quibe).
Quando cozido, o trigo-sarraceno tem um sabor de nozes que combina muito bem com carneiro e com verduras de sabor acentuado, como o repolho. É comum misturar o trigo-sarraceno com ovos batidos, refogar ligeiramente e depois deixar cozinhar em água.
O trigo-sarraceno tem flavonóides, que são antioxidantes. Eles diminuem o enrijecimento das artérias e ajudam a elevar o colesterol HDL (o bom) e a baixar o LDL (o mau).
Em várias pesquisas, uma alimentação rica em grãos integrais como o trigo-sarraceno mostraram suas propriedades preventivas contra doenças como as cardiovasculares, como a aterosclerose, diabetes e obesidade entre outras, principalmente por suas fibras e outros compostos que incluem as gorduras polinsaturadas e que podem ter um efeito protetor contra estas doenças.
O trigo sarraceno e a diabetes
Os nutrientes do trigo sarraceno podem também contribuir para o controle de açúcar no sangue.
Um estudo feito para verificar os efeitos do excesso de açúcar no sangue, demonstraram que alimentos feitos com farinha integral de trigo sarraceno (ao contrário dos feitos com farinha refinada), ajudam na prevenção do aparecimento de glicose no sangue, diminuindo assim os riscos de diabetes; é também um bom alimento para reduzir a fome, pelo que se torna numa boa ajuda na prevenção ou no aumento da diabetes.
Valor nutricional
Meia xícara de trigo-sarraceno contém aproximadamente 90 calorias, 3 g de proteínas e 51 mg de magnésio, um mineral necessário para a energia do metabolismo. Também fornece 0,8 mg de ferro. E tem baixo índice glicêmico!
Receita: Tabule de trigo-sarraceno
- ½ xíc. de trigo-sarraceno
- 1 tomate
- 1 cebola roxa
- 1 pepino japonês
- 1 pimentão verde pequeno
- salsa, cebolinha
- folhas de hortelã
- vinagre de arroz
- azeite de oliva
- sal marinho e pimenta caiena à gosto
Deixar o trigo sarraceno de molho por ½ dia.
Escorrer a água, misturar todos os ingredientes previamente picados. Temperar à gosto.