sábado, 12 de abril de 2014

Receita: Colomba Pascal Funcional

Uma opção para quem quer ter uma Páscoa mais magrinha e saudável! Sem perder o sabor!

Receita sem glúten, sem lactose, com ingredientes saudáveis!!!!

A base da receita é da culinarista funcional Lidiane Barbosa, mas fiz algumas adaptações.



Colomba Pascal Funcional

  • 2 xícaras de farinha arroz
  • 1/3 xícara de polvilho doce
  • 2/3 xícara de fécula de batata
  • ½ xic de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico em pó instantâneo (1 saquinho de 10g)
  • 2 xic de água morna
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 colher de chá de raspas de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja
  • 1 colher de café de fava de baunilha (ou essência)
  • 2 colheres de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de psyllium (opcional)
  • 3/4 xic de frutas secas picadas (usei damasco e passas, mas também pode fazer com chocolate)
  • 3/4 xic de castanhas (usei pará picada e amêndoa em lascas)


Depois de descansar a massa

Misturar as farinhas, açúcar e fermento , colocar a água e bater até ficar homogêneo.
Misturar em uma tigela o ovo e o óleo depois acrescente na mistura e bater mais um minuto.
Colocar o restante dos ingredientes e misturar.
Untar uma forma de bolo inglês, redonda pequena ou de colomba, colocar a massa e polvilhar com castanhas.

Depois descansar em local fechado (microondas desligado por exemplo) por 30 mim.

Assar em forno pré aquecido 180º por 30 min.




quinta-feira, 10 de abril de 2014

Receita: Bolo funcional de maçã

Sabe aquele bolo para tomar no café da manhã ou lanche da tarde? Esse é perfeito!
Saudável e sem culpa!!!!



Bolo de maçã

•3 ovos caipiras ou orgânicos
•½ xic  de chá de açúcar mascavo
•1 maçã grande picada com casca
•1 xícara de leite (desnatado ou vegetal)
•2 xic de farinha de arroz integral
•1/2 xic de biomassa de banana (opcional)
•1 xícara de aveia
•½ xic de amêndoas
•1 colh de sopa de psylium
•1 colh de sopa de chia
•1 colh de sopa de canela
•1 colh de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, a maçã e o leite.
Depois juntar a farinha , a biomassa, a aveia e as amêndoas e bater mais um pouco.
Colocar o restante, misturar e acrescentar 2 maçãs picadas em pedaços pequenos, sem a casca!
Depois colocar na forma de buraco.

Asse em forno médio por 40 minutos aproximadamente.



sábado, 5 de abril de 2014

Leite vegetal... uma opção saudável e como fazer



Muitas pessoas não consomem mais leite animal, ou por questões de saúde, intolerância ou por opção mesmo. Até porque existem muitas dúvidas sobre a qualidade do leite animal que consumimos (quantidade de hormônios e antibióticos presentes, sem contar outras substâncias toxicas acrescentadas) e quanto ao trato animal.

Tenho usado alguns nas receitas e tem ficado muito boas :)

Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, muitas vezes seguido por simples hábito. E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.


Leite de castanha-de-caju

Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de linhaça

A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.

Leite de arroz integral

Um poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Leite de amendoim

Protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.

Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.

Leite de nozes

Estamos falando das conhecidas "nozes de Natal" que podem ser consumidas em qualquer época do ano. As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.

Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de quinua

Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

Leite de sementes de abóbora

Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjôos das gestantes.

Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.


Leite de aveia

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.


Leite de gergelim

O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.


Leite de castanha-do-pará

As castanhas-do-pará são conhecidas como "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contám ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.

Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.


Leite de girassol

Talvez sua principal propriedade seja a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.

Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite "regado pelo sol"!

Leite de soja -  existe controvérsia quanto ao consumo da soja, pela quantidade de toxinas e hormônios encontradas nos grãos, vejam neste link http://www.curaeascensao.com.br/curaquantica_arquivos/curaquantica110.html 


Dicas

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.


Os segredos que fazem toda diferença

» Lave bem os grãos antes de começar o processo de "tirar o leite".

» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.

» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se "ordenhar" os grãos - o que dá uma sensação especial e gratificante.

» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.


Fonte: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/revista-dos-vegetarianos.html

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Receita de sobremesa alternativa: TORTA FUNCIONAL DE CREME DE AVELÃS- SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Bem mais leve que a tradicional, essa torta de creme de avelã é uma ótima alternativa para a sobremesa! A receita é da culinarista funcional Lidiane Barbosa.





TORTA FUNCIONAL DE CREME DE AVELÃS - SEM GLÚTEN E SEM "LEITE“


MASSA

  • 1 xícara de farinha de amêndoas ou avelãs
  • 1 xícara de farinha de coco
  • 1 xícara de farinha de trigo sarraceno
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco (não tinha, usei açúcar demeara, mas pode usar sucralose de forno e fogão também)
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga ghee
  • 4 colheres de sopa de semente de chia
  • 1/2 xícara de avelãs picadas
  • 1 xícara de biomassa de banana verde (opcional)
  • água quente suficiente para dar a liga para que a massa fique maleável e desgrude das mãos (não usei porque coloquei a biomassa e não precisou)

Misture todos os ingredientes e coloque em uma forma de fundo removível - laterais e fundo - leve ao forno pré aquecido a 180º por 25 minutos ou até que a massa fique douradinha.



RECHEIO
  • ️1/2 xícara de avelãs torradas 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 xícara de chocolate 70 % cacau sem glúten e sem leite derretidos (como não tinha usei um chocolate 70% comum)
  • 2 xícaras de biomassa de banana verde
  • 1/2 xícara de leite de coco 
  • Açúcar de coco a gosto (usei agave, mas pode usar sucralose ou demerara) 


Torre as avelãs no forno por 10 minutos - 180º c - coloque no liquidificador com o óleo de coco e bata bem ate que as avelãs soltem o óleo - acrescente o chocolate e o leite e bata mais um pouco. Coloque em um bowl e misture a biomassa de banana verde e o açúcar de coco! Recheie a torta, decore com avelãs picadinhas e deixe gelar por 4 horas!