Blog com o objetivo de compartilhar experiências que ajudem as pessoas a melhorar a saúde e emagrecer de forma saudável. Acompanhe no instagram @blogdacili
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Bolo de biomassa e quinoa
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Erros diários que prejudicam nossa saúde!!!
Cozinhar com manteiga
Usar manteiga para cozinhar é uma péssima ideia! A gordura da manteiga, em contato com o fogo, se transforma em gordura saturada. Além disso, quando exposta a um calor acima de 120 graus, cria uma substância tóxica chamada acroleína, que pode causar câncer. A margarina não é a solução para o problema, uma vez que sofre as mesmas transformações que a manteiga com o calor.
O que se deve fazer, é usar azeite e óleos vegetais. O mais indicado é o óleo de canola, por ser fonte de ômega 3 e sofre menos perda de nutrientes quando aquecido (porque todos os óleos aquecidos perdem algumas de suas propriedades).
Cozinhar vegetais na água
Colocar um vegetal na água fria e deixá-lo cozinhando enquanto a temperatura esquenta é a receita para perder todas as vitaminas e minerais de um alimento, assim como sua cor e sabor.
Mas se você vai cozinhar na água, deve jogar o alimento nela já fervendo. Dessa forma, o calor sela o alimento e os nutrientes são mantidos. Uma outra maneira é usar uma cestinha dentro da panela, de forma que os vegetais não tenham contato com a água e cozinhem no vapor. Ainda é possível utilizar uma panela de vapor, própria para esse tipo de cozimento.
Usar caldos industrializados
O consumo frequente de caldos industrializados, como tabletes de caldo de carne ou frango, fazem muito mal, devido ao excesso de sódio. O consumo elevado da substância pode até causar câncer no estômago. A solução, é cozinhar seu próprio caldo, em casa.
A receita é bem simples: em uma panela com água fria, colocar legumes, pedaço de carne, frango ou até casca de camarão, ervas e temperos. E deixar cozinhar. À medida que a água vai esquentando, ela “rouba”os nutrientes e sabores dos alimentos, deixando o caldo com muito sabor. Ele pode ser usado para fazer pratos como risotos, por exemplo. E pode colocar em potinhos e deixar o caldo no freezer por 3 meses, assim fica prático!
Colocar o saleiro na mesa
O sal é uma das principais fontes de sódio e falado no item anterior, a substância em excesso pode até causar câncer. E quando colocamos o saleiro à mesa, a tentação de colocarmos um pouquinho a mais na comida é maior!
Uma boa opção é o Sal de Ervas, que contém menos sódio. O passo a passo é simples: usar sal light, que tem 50% menos de sódio, substituído pelo potássio. Colocar no forno o sal, com 10 dentes de alho e várias ervas, por 15 minutos, a 180 graus. Depois, bater tudo no liquidificador e peneirar. Aí basta colocar num vidro bem fechado e substituir pelo sal comum na hora de cozinhar. O Gersal, encontrado em casa de produtos naturais, também é uma boa alternativa!
Fritura em excesso
Consumimos muitos alimentos fritos. E isso é um problema, pois o consumo de gordura saturada causa sérios problemas cardiovasculares. Praticamente tudo o que a gente frita dá para fazer no forno, assado.
Os legumes, por exemplo a mandioquinha: basta cortar, secar e colocar em uma assadeira. Temperar com ervas, azeite e sal e deixar assando por 40 minutos, a 180 graus. Ela fica crocante por fora e cozida por dentro.
Cafezinho depois do almoço
Hábito de muita gente (inclusive meu), uma xícara de café depois da refeição ajuda a acordar. O problema é que o café atrapalha o organismo a absorver o ferro adquirido com os alimentos. Tal rotina pode acabar trazendo problemas como anemia, principalmente para mulheres. A solução para o problema é esperar pelo menos 40 minutos antes de tomar o cafezinho.
Além disso, procure evitar beber líquidos durante as refeições. Chás, por exemplo, também atrapalham a absorção de ferros. Já outras bebidas diluem as enzimas da digestão, o que atrapalha uma boa absorção dos nutrientes ingeridos.
Receita: Torta salgada de biomassa
Inventei mais uma versão... e deu muito certo! Ficou deliciosa!
Desta vez usei biomassa de banana...
Para que ainda não conhece esse maravilhoso alimento, vale a pena ler os posts
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/11/biomassa-de-banana-verde-poderoso.html
http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/12/cascas-da-banana-verde-biomassa-de-casca.html
Bem fácil e rápida! Pouco calórica e muito nutritiva!
Ingredientes:
- 2 ovos
- 100 ml de leite desnatado
- 2 colheres de queijo (pode ser ricota defumada ou parmesão ralado)
- 3 colheres de sopa de biomassa de banana verde (polpa)
- 2 colheres de sopa de farinha integral
- 2 colheres de sopa de farinha de soja (ou PIS)
- 1 colher de sopa de semente de linhaça
- 1/3 xícara de óleo de canola
- 1 colher de sobremesa de fermento (rasa)
- Sal a gosto
Bater tudo no liquidificador.
Colocar metade da massa em uma forma untada e polvilhada.
Colocar o recheio que preferir. Eu coloquei peito de frango e um resto de caponata de casca de banana verde que tinha (http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/12/receita-caponata-de-casca-de-banana.html) , ficou muito bom :)
Cobrir com o restante da massa.
Assar em forno pré aquecido por aprox. 30 min.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Receita: Caponata de Casca de Banana Verde
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Goji Berry, a fruta das estrelas de hollywood!
Ela está sendo muito falada aqui no Brasil... eu ainda não experimentei!
Mas como tem muita gente me perguntando sobre o assunto, achei essa reportagem no youtube onde nutricionistas explicam sobre essa fruta que está virando moda para emagrecer: a Goji berry!
Vou experimentar e escrevo mais para vocês!
:)
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
21 dias de gratidão... técnica para mudar o padrão de pensamento!
Falta pouco para terminar o ano... tempo de avaliar o que fizemos com o tempo que passou até agora...
Evoluímos? Crescemos? Amadurecemos? Melhoramos a saúde e o corpo?
Falamos bastante aqui no blog sobre a saúde física, mas neste post eu tenho uma proposta diferente: falar de "saúde mental".
Até porque para encararmos qualquer mudança de vida, o que inclui mudanças alimentares e uma rotina diferente com exercícios físicos, sem desanimar no meio do caminho e retornar para o mais fácil e cômodo, é necessário exercitar e reeducar a mente!
E pesquisando bastante sobre motivação e influencia dos pensamentos positivos na nossa vida (um dos trabalhos voluntários que faço hoje são palestras sobre o assunto), achei que seria interessante e relevante para vocês compartilhar um exercício que acredito ser bastante eficiente: o exercício dos 21 dias de gratidão!
E porque acredito que ele funciona?
Porque funcionou comigo!!! :)
E se fazemos o oposto disso, reclamamos, fazemos o tudo girar ao contrário... e vamos refletir: reclamar ajuda em alguma coisa? Você sabia que cada vez que você reclama o seu cérebro aumenta a produção do cortisol (hormônio do estresse), causando mau humor, envelhecimento precoce, cansaço, estresse e até desencadeando uma patologia, como depressão ou ansiedade? Além disse, cada vez que você reclama, você inibe a produção de serotonina (hormônio do prazer) no seu cérebro, que é responsável pelo seu bem estar e felicidade.
Tendo essas informações, eu te faço uma proposta: fazer o exercício abaixo, iniciando hoje, pelos próximos 21 dias!
E aguarde os resultados... funciona! Em todos os campos da vida!
Porque a vida não é fácil para ninguém meus amigos, mas a forma com que encaramos o dia a dia faz muita diferença... e sim, podemos ser muito felizes, apesar de termos problemas, sejam ele quais forem!
Exercício de 21 dias de gratidão
Quero sugerir apenas que você, por 21 dias seguidos a partir de hoje, disponha-se a manifestar gratidão, por tudo o que é e pelo que tem.
Não peça nada, não espere nada, nem prometa nada a Deus ou a quem quer que seja.
Apenas faça da gratidão uma prática diária pelos próximos 21 dias.
Ao invés de se lamentar pelas coisas que você não tem ainda, agradeça em cada dia por tudo aquilo que você já tem, por tudo o que você já é. Pode ser pelo simples fato de ter recebido essa dádiva divina e maravilhosa que é a vida ou por poder caminhar, enxergar, fazer algo sem depender de ninguém.
Comece pelas coisas pequenas. O importante é ativar o sentimento de gratidão dentro de você.
4 regras do exercício:
- Agradecer todos os dias, sempre que se lembrar... se você for esquecido ou muito ocupado, estabeleça alguns horários, use alarme... enfim, o importante é não deixar de agradecer a maior quantidade de vezes possível, por qualquer coisa!
- Não reclamar de nada que não seja relevante (de sono, calor, frio, fome, trânsito...);
- Não falar mal, invejar, odiar ou emitir qualquer sentimento considerado negativo ao próximo;
- Não fazer nenhum tipo de promessa, simpatias ou algo parecido.
Experimente sentir gratidão. Exercite sua mente através da gratidão várias vezes por dia durante os 21 dias. Funciona! Pague pra ver!
Não importa como sua vida esteja no momento. Reserve um tempo para refletir sobre as pequenas e grandes coisas pelas quais você pode sentir-se grato. Há sempre muito pelo que agradecer. Basta você abrir os olhos e ver.
Depois desses 21 dias a sua mente estará mais acostumada a ver o lado mais positivo da vida, o stress diminui, a ansiedade também e você provavelmente irá experimentar a sensação de estar vivendo uma vida melhor, com as coisas fluindo mais facilmente para você!
Tente... vale muito a pena! :)
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Cascas da banana verde: biomassa de casca!
domingo, 1 de dezembro de 2013
Inhame, poderoso alimento!
Ele também pode deixar a mulher mais fértil! Acredita-se que o consumo regular de inhame estimule a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo. Civilizações antigas, como os maias e os astecas, pareciam já saber disso. Eles estimulavam as mulheres a incluir o tubérculo na alimentação para que se tornassem mais férteis. O mesmo era feito em várias regiões da África. Hoje, os estudos científicos comprovam opoder do inhame em aumentar a fertilidade vem do fito-hormônio diosgenina, que, no organismo, é transformado em outra substância de nome complicado, a desidroepiandrosterona (DHEA).
O DHEA existe naturalmente no organismo, especialmente até os 20 anos, e é responsável pela formação de 50 hormônios. Entre eles está o GH, o hormônio do crescimento. No adulto, o GH estimula a queima de gordura abdominal e o ganho de músculo. Mas o que mais chama atenção dos especialistas é a capacidade do inhame equilibrar os níveis do hormônio feminino progesterona. E, com isso, amenizar os sintomas da TPM (cólica, irritação, ansiedade) e da menopausa (ondas de calor, secura vaginal), além de reduzir o risco de perda óssea. O poder anti-inflamatório do inhame também vem daí: a progesterona impede que hormônios favoráveis ao acúmulo de toxinas – e, consequentemente, à inflamação das células e do organismo em geral – entrem em ação. Ou seja, o inhame é um senhor aliado da cintura fina e de um bumbum sem furinhos.
Mas os benefícios do inhame, claro, só aparecem com o consumo frequente. Uma porção, no mínimo três vezes por semana.
Mas, por ser fonte de carboidrato, deve substituir o pão no café da manhã ou o arroz no almoço ou lanche.
O inhame tem índice glicêmico médio. Ou seja, demora mais para ser transformado em açúcar no sangue, evitando picos de insulina no organismo e, com isso, menor risco de engordar do que a batata comum, que não é recomendada para consumo, por não ser nutritiva e tóxica ao organismo.
Fonte: http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/inhame-gordurinhas-celulite-511817.shtml?pagina=2