domingo, 13 de outubro de 2013

Frutas secas ajudam a emagrecer!


Todo mundo já ouviu falar sobre elas!

Além de todos os benefícios para a saúde, as frutas secas e castanhas também podem contribuir para a perda de peso e combater aquela gordurinha localizada na barriga. Os ácidos graxos ajudam a deixar a silhueta mais fina, ativando o metabolismo da queima de gorduras e eliminando o tecido gorduroso que se acumula na região abdominal.

Isso sem contar que essas sementes e frutas também aumentam a sensação de saciedade. Ou seja, você come menos, mas se sente satisfeito. Além de perder a vontade de comer doces e outros lanches pouco saudáveis e muito calóricos entre as refeições – o que, por si só, já é uma grande contribuição para o emagrecimento.

Uma boa dica é ingerir antes das refeições, pois como as gorduras demoram mais para ser digeridas pelo organismo (e assim prolongam a sensação de saciedade), a tendência é consumir porções menores.

Mas os benefícios das frutas secas (tanto para a saúde como para o emagrecimento) só podem ser alcançados se elas fizerem parte de uma dieta saudável. O recomendado é comê-las no lugar de outro alimento, e não apenas acrescentá-las à dieta, senão essa pode se tornar muito calórica.

Outra vantagem é que elas equivalem a um lanche prático e versátil. Elas podem ser consumidas puras ou em iogurtes, barras de cereais, mix de frutas secas, batidas em sucos e vitaminas, acrescentadas em bolos e pães, ou ainda salpicadas em saladas e sopas. Desta forma vão deixar os pratos mais saborosos e saudáveis.

Castanhas, nozes e amêndoas em saquinhos também são uma ótima opção de lanche para se consumir entre as refeições, especialmente no trabalho. Isso porque são fáceis de armazenar e transportar, e também por aumentar a saciedade, controlando a fome por períodos mais longos.

Minha maneira
Cada um tem uma necessidade calórica, mas eu acho que as castanhas e frutas secas me ajudaram muito no emagrecimento e na saúde. 
O que eu como e quantidades: Castanha do Pará (1), castanha de caju (2), amêndoas (6), nozes (2 metades), damasco (2), uva passa (um punhado pequeno), amendoim (um punhado pequeno). Essa é a quantidade diária total, que levo sempre comigo e como durante o dia quando a fome aperta.
Importante: tudo "in natura" ou seja sem sal, gordura ou qualquer outro ingrediente.
:)



Nenhum comentário:

Postar um comentário