sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Obesidade, mude o pensamento e mude seu corpo!!!!!



Já ouviu falar na "Metafísica da saúde"???

Acho esse assunto muito interessante...

A maior parte das pessoas atribui a sorte ou ao azar, ao acaso ou a um poder superior, a causa e o comando de tudo que lhes acontece na vida. Assumem posturas internas, se tornando vitimas da situação.
A Metafísica da Saúde mostra que 99% das situações de doenças são causadas por padrões de comportamento e pensamento que trazemos conosco.

Até o padrão familiar, muitas vezes passando de pai para filho, causa desequilíbrios emocionais e físicos. Muitas vezes o filho não desenvolve a doença que existe em família, por causa do patrão de pensamento e comportamento diferenciado, isso quer dizer que o indivíduo pode ter a tendência, mas não desenvolve pela maneira de ser.

Na Metafísica acredita-se nos registros subconscientes, onde fica registrado o conteúdo vivido que serve de fonte de consciência. Exerce significativa influência nas atividades mentais. Desempenha importante função como arquivo do que você já validou e escolheu como verdade.
Em 2014 e em 2012 ... mudança de vida, hábitos e principalmente de pensamento!


E sobre a obesidade? Achei esse texto muito interessante e gostaria de dividir com vocês, para reflexão:


"A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.
Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço.

Muitas vezes a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguir certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge. Mais uma vez vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.

Faça um "regime" nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranqüilamente e sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e você perceberá que, como resposta, receberá mais amor dos outros. Saia já desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que você está sendo protegido pelas mãos do Grande Pai.

Pare de guardar mágoas e ressentimentos. Chega de discutir gratuitamente com as pessoas, pois cada uma delas luta pelas suas razões e você pode sair machucado. Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.
Atenção: quanto mais você "engolir" e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá de compreender que toda expectativa gera frustração.


Por isto não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Passe a agir como adulto e mostre seus verdadeiros interesses a quem é importante para você. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo. Se você não está encontrando em sua memória nenhum registro pelo menos semelhante ao que estou dizendo, certamente é porque seu subconsciente abraçou com muita força alguma mágoa antiga e continua a protegê-la, pois para ele não existe;

As mensagens que você pode enviar ao seu subconsciente são pensamentos e condutas contrárias ao que está vivendo hoje. O importante é sair logo desse círculo vicioso que ainda está impresso em sua mente inconsciente.

Pratique um esporte ou faça exercícios. Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática as suas decisões. O mundo espera você para agir com ele. Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. Rápido!
No começo tudo pode parecer difícil, mas depois você amará os novos hábitos e a sua nova personalidade.

Vamos, acorde! Organize-se! Tudo depende só de você!

Chega de arrumar pretextos pois isto só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo. Busque o que você deseja, sem prejudicar sua saúde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativos. Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução espiritual, sem mágoas, sem medos, nem desconfianças. 
Quanto mais você se aproximar de Deus, mais se sentirá confiante e feliz. De outra forma, você estará cada vez mais longe d’Ele."

(Texto de Cristina Cairo - livro "Linguagem do Corpo vol. III - A Cura pelo Amor"!)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Biomassa - tirando as dúvidas e algumas dicas!



Ainda recebo muitas perguntas sobre a biomassa de banana verde, se você ainda não conhece, não perde tempo!

http://blogdacili.blogspot.com.br/2014/02/video-explicativo-sobre-biomassa-de.html

http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/11/biomassa-de-banana-verde-poderoso.html

http://blogdacili.blogspot.com.br/2013/12/cascas-da-banana-verde-biomassa-de-casca.html




Relacionei algumas dicas sobre ela e como usar no dia a dia!


1: Uma colher (sopa) da biomassa contém 15 calorias

2: Nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.

3: Você pode usar a biomassa em pratos salgados como feijão, purê, risoto, patês, estrogonofes, molhos... onde você colocaria creme de leite, maionese ou requeijão, experimente colocar a Biomassa! Ela engrossa, deixa mais cremoso e leve!

4: Para usar em bolos, o ideal é sempre acrescentar 1/3 de biomassa em relação a quantidade de farinha descrita na receita. Ou seja, se a receita pede 300 gramas de farinha, acrescente 100 gramas de biomassa.

5. A biomassa ajuda a baixar o índice glicêmico dos alimentos... exemplo: se você fizer um brigadeiro tradicional e colocar biomassa na receita (1/2 xic de biomassa polpa em uma receita que leva uma lata de leite condensado por exemplo), vai fazer com que seu corpo absorva menos açúcar quando comer a guloseima!

6. Falando nisso, a biomassa pode substituir totalmente o leite condensado, creme de leite ou maionese em várias receitas :)

7. É livre de glúten!

8. Pode ser consumida misturada ao iogurte, como substituta ou acrescentada ao leite nas vitaminas e sucos.

9. Além da comprovada eficiência no controle do açúcar no sangue e na melhora do funcionamento intestinal, reduzir a absorção de gordura, de glicose e provocar saciedade, alguns autores tem associado a biomassa ao aumento da energia e disposição, ao controle da compulsão alimentar e ao aumento da serotonina, que ajuda nos casos de depressão.

10. Quanto mais verde a banana, mais amido ela tem (e menos probabilidade de ter algum gosto)... ou seja, é mais eficiente! 

11. Não é fácil achar a banana ideal, principalmente aquela que não é climatizada (pois se for também perde um pouco a eficiência). Então recomendo que você faça amizade com o "tio" da banca de banana da feira do seu bairro, explique seu objetivo e vire cliente fiel de banana verde... parece piada, mais funciona ;) Ele vai conseguir a banana (mesmo que te ache um natureba pirado rs).

12. Se for congelar, faça porções em forma de gelo.(equivalem aprox a uma colher de sopa cada cubo)... Assim você usa só a quantidade que precisar, porque depois de descongelar, deve ser consumida em 24 horas! Congelada tem validade de 4 meses e fresca dura até 7 dias na geladeira.

13. A farinha de banana verde possui benefícios parecidos, porém você só consegue usar em alguns bolos e biscoitos, por ser pesada e ter sabor forte! Nesse ponto não tem comparação com a biomassa,

14. E pra quem é preguiçoso ou não tem tempo, existe biomassa pronta! É cara e congelada em porções grandes (pelo menos ainda não vi nenhuma em porções pequenas). Vi em algumas lojas de produtos naturais, tipo Mundo verde.

No blog e no instagram @blogdacili você encontra várias receitas... Sempre que descobrir algo, vou atualizando ;) 
Se tiver mais alguma duvida, me mande, vamos descobrir juntos!
Está esperando mais alguma coisa pra começar a incluir a biomassa??? 




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mais sobre a Goji Berry - quando e como consumir + receitas!

Como o assunto é novidade, muita gente tem me perguntado sobre essa frutinha que está fazendo muito sucesso... mas ela é uma estrela mesmo!

Para quem ainda não incluiu a Goji Berry na dieta, vou citar os motivos para quem sabe te convencer:

- Rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais (imunidade)
- Rica em vitaminas do complexo B que auxiliam na constituição de células protetoras (imunidade)
- Rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (interessante para quem quer ganhar massa magra)
– Potente estimulante, auxilia no aumento no nível de energia e na capacidade de concentração
– Pela ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse
– Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes
– Rica em fitoquímicos (carotenoide, zeaxantina, luteína e antocianina) que atuam como substâncias anticancerígenas
– Os carotenoides são substâncias que previnem o envelhecimento da pele
– A zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos
– Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação
– Pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

A fruta ajuda a emagrecer?
Ela tem potente ação estimulante, pode auxiliar no estímulo à prática de atividades físicas e, consequentemente, causar emagrecimento :)

A quantidade? 2 colheres de sopa por dia já é suficiente!

E quando consumir?
Eu adquiri o hábito de levar para a academia e comer como "lancinho" ou misturá-la com iogurte com biomassa, castanhas e granola! Mas como de manhã ou a tarde, já que é estimulante!

Onde comprar?
Em lojas de produtos naturais... em São Paulo, o lugar mais barato que encontrei foi no http://www.armazemsantafilomena.com.br/ que é um ótimo lugar para comprar produtos naturais com bom preço.


RECEITAS


Chá de goji berry

100 ml de água filtrada
1 saquinho de chá vermelho
2 colheres de chá de goji berry desidratadas secas

Leve a água para ferver. Em uma xícara junte o chá com as Goji berries, acrescente a água fervendo e deixe repousar de 3 a 5 minutos. Coe e sirva quente.


Suco de Goji Berry

½ xícara (chá) de goji berry (hidratar antes deixando de molho por 30 min na água morna)
½ colher (sopa) de raspas de laranja
½ colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de mel ou agave (ou adoçante sucralose)
1 xícara (chá) de água de coco
Só bater no liqüidificador e tomar!


Mousse de goji berry com biomassa

½ xícara de chá de goji berry desidratada
1 pote de iogurte natural desnatado
1 xícara de biomassa de banana verde (polpa)
1 envelope de gelatina sem sabor
½ xícara de chá de leite desnatado
5 colheres de sopa de adoçante em pó para forno e fogão

Coloque a goji berry de molho em água morna por 30 minutos. Dissolva a gelatina em 300 ml de água morna, e misture a goji berry hidratado e 3 colheres do adoçante. Reserve.
Bata os demais ingredientes na batedeira até atingir uma mistura homogênea.
Distribua as duas misturas em camadas, em taças, deixe na geladeira por 2 horas. Sirva gelado.


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Receitas: Coletâneas do instagram 1

Couve flor gratinada com #biomassa 

Molho para gratinar é simples! 
Coloca num processador 
✔️1cs de ricota fresca
✔️2cs de#biomassadebanana polpa 
✔️1/3 xic de leite desnatado 
✔️1cs de tempero desidratado (uso alho, cebola e salsa) 
✔️sal marinho 

Coloca por cima da couve flor cozida e salpica ricota defumada ralada... Leva pra gratinar e huuummmmmm 


Suco detox anti-celulite 





Água aromatizada pra refrescar! 

Hortelã, gengibre e laranja (casca e rodelas sem o meio para não amargar)... Deixa curtir em 1 litro de água por pelo menos 1 hora na geladeira! Pra que refri meu povo???


Bolo de fubá com coco e biomassa (Receita da Lidiane Barbosa)

Bolo de Fubá sem glúten e sem leite !!!
3 ovos caipiras
1/2 xícara de açúcar de coco ou açúcar demerara
1/2 xícara de óleo de coco ou óleo de girassol
2 xícaras de fubá fino
1/2 xícara de semente de linhaça
200 ml de leite de coco
100 gr de coco seco ralado
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 xícara de biomassa de banana verde (opcional)
1 colher de sopa de fermento em pó.

Pré aqueça o forno a 180º. Bata no liqüidificador os ovos + o açúcar + o óleo ate dobrar de volume. Acrescente o fuba + o leite de coco e a linhaça. Desligue o liqüidificador, coloque a mistura em um bowl e misture acrescente o coco ralado + a biomassa + a canela e o fermento delicadamente. Unte uma forma com o óleo de coco e polvilhe com a canela em pó. Coloque para assar por 25 minutos ! Aproveite !!


Tapioca doce, recheio de coco fresco, #biomassa e agave! 

Tapioca hidratada (fazer conforme as instruções da embalagem)
Recheio:
2 cs de coco ralado fresco
2 cs de biomassa de banana polpa
1 cs de agave
Só misturar tudo!!!!




Chá de erva doce e maçã gelado

✔️meio litro de água quente 
✔️2saquinhos de chá de erva doce 
✔️1 maçã fatiada 
✔️canela em pau 
✔️fatias de gengibre (opcional) 
Misturar tudo, deixar esfriando e "curtindo" por pelo menos 1 hora, depois colocar gelo e servir


Torta de banana e amêndoas funcional


✔️1 xic farinha de banana verde
✔️1/2 xic amaranto em flocos
✔️3 Col. sopa quinoa
✔️2 col. sopa de #biomassa polpa
✔️1 col. sopa de óleo (canola ou coco)
✔️1/2 xic de leite (desn ou outro sem lactose)
✔️3 colh sopa de açúcar mascavo (ou adoçante sucralose culinário)
Misturar tudo e forrar uma forma.
Colocar por cima o recheio:
✔️6 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
✔️Açúcar mascavo
✔️Amêndoas em lascas
✔️Canela em pó
Assar em forno médio por 30 min


Purê de mandioquinha (batata baroa) com biomassa

✔️3 mandioquinhas cozidas
✔️1 xícara de biomassa de banana verde polpa
✔️azeite
✔️leite (1/2 xic vai depender da consistência preferida)
✔️sal marinho
Só amassar tudo e esquentar em fogo baixo ... Delicia! :)


Picolé Detox!

✔️2 fatias de abacaxi
✔️2 folhas de couve manteiga
✔️6 folhas de hortelã
✔️500ml de água de coco
(opcional: um pedaço peq de gengibre)
Bater no liq, não coar e colocar nas forminhas de picolé




CS = Colher de sopa    CC= Colher de chá

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Psyllium, a fibra que ajuda a emagrecer e complementa as receitas sem glúten




Uma fonte de fibra ainda pouco conhecida no Brasil é o Psyllium, derivado da semente da planta Platango Ovata, muito popular na Índia e no Paquistão. Além de regularizar o intestino, ele ajuda no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e até do peso, pois, como é próprio das fibras, ele aumenta a sensação de saciedade.

O psyllium pode ser utilizado em receitas ou como suplemento de fibra,
se a alimentação não estiver sendo capaz de suprir toda a quantidade de fibras necessárias. Neste caso, o psyllium deve obrigatoriamente ser tomado com água, e é necessário aumentar a ingestão de líquidos durante todo o dia para não causar constipação intestinal, devido às propriedades de retenção de água deste ingrediente.



Maciez e elasticidade
Outra vantagem desta semente é que ela confere elasticidade e maciez às receitas, sobretudo de pães, bolos e biscoitos sem glúten, aproximando-as da textura das massas feitas com farinha de trigo. Quando tentamos substituir farinhas contendo glúten por outras isentas desta proteína, como a farinha de arroz, de milho ou polvilho, as receitas tendem a ficar mais ressecadas. Então, o psyllium pode ser utilizado como uma espécie de substituto do glúten nesse aspecto, para deixar as preparações mais macias.



Uso terapeutico

O psyllium age como um laxativo mecânico suave e emoliente .
É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença e períodos pós-operatórios.Também em colites e diverticulites.
O psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

Constipação
Estudos têm mostrado que Psyllium pode aliviar prisão de ventre pois ele estimula a contração do intestino e ajuda a acelerar a passagem das fezes através do trato digestivo.

Diabetes
Estudos sugerem que uma dieta acompanhada por Psyllium pode ajudar a diminuir os níveis de insulina e açúcar no sangue e melhorar os níveis de colesterol em pessoas com diabetes. Psyllium também pode reduzir a chance de desenvolver diabetes em quem está em risco.

Diarréia
Psyllium também pode ser usado para ajudar a aliviar a diarréia leve a moderada, visto que ela absorve uma quantidade significativa de água no tubo digestivo, fazendo fezes mais firmes.

Doenças cardíacas
Adição de alimentos ricos em fibras em sua dieta pode ajudar a diminuir os risco de doenças cardíacas. Na verdade, estudos mostram que uma dieta rica em fibra solúvel em água está associada a um menor risco de doença cardiovascular.

Hemorroidas
Psyllium pode ajudar a amolecer as fezes e reduzir a dor associada com hemorroidas.

Pressão Alta
Psyllium pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Colesterol Alto
Psyllium pode ajudar a diminuir o colesterol, quando adicionada a uma dieta de pouca gordura e baixo colesterol. Estudos têm demonstrado que Psyllium pode reduzir o LDL, que pode ajudar a reduzir risco de doença cardíaca.

Doença Inflamatória Intestinal (DII)
Alguns médicos possivelmente recomendam Psyllium para casos leves e moderados de diarréia de qualquer colite ulcerativa ou doença de Crohn. Psyllium em excesso pode piorar os sintomas. Trabalhar em estreita colaboração com o seu médico para decidir como muita fibra é ideal para você.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)
Diversos estudos demonstraram que Psyllium pode ajudar a aliviar alguns sintomas da SII, tais como diarréia e constipação.

Obesidade
Estudos e relatos clínicos sugerem que psyllium pode fazer você se sentir mais saciada, reduzindo a vontade de comer.

O Psyllium pode ser acrescentado a cereais, iogurtes, sucos ou na preparação de pães, bolos e biscoitos. O psyllium normalmente é encontrado em cápsulas ou pó em casas de produtos naturais.
A dose vai depender da necessidade de cada um, portanto é importante consultar um médico ou nutricionista para o uso terapêutico. 
No caso de uso em preparações culinárias,  pode-se acrescentar 1 colher de sopa para 1 kg de farinha utilizada.

Mais uma opção natural que você pode acrescentar no dia a dia, sempre com moderação :)

Fonte: http://mentorfoods.com.br/noticias/psyllium-a-fibra-que-faz-bem-e-incrementa-suas-receitas/
http://aromatologia.wordpress.com/2009/10/31/psyllium-planta-medicinal-rica-em-oleos-essenciais-favorece-a-saude-intestinal-e-pode-favorecer-o-emagrecimento-saudavel/


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dicas boas e saudáveis que ajudam a perder peso


Cuidar da saúde é fundamental!

Uma vez li uma frase que nunca vou esquecer:
"Se você faz exercícios, você dá um passo a frente. Mas ao se alimentar mal, dá 2 passos pra trás!!!"

Vejo tanta gente fazendo loucuras com alimentação... com as dietas da moda que só pensam nas calorias ou pontos... Não precisa gente! Não arrisque a saúde... os hospitais estão lotados de inconsequentes, pessoas que não tem noção do quanto mal fazem a si mesmas.

Por isso escrevo o blog, para alertar o máximo de pessoas a ter uma vida saudável... mas o resto é com você!

E tenho recebido muitos pedidos de socorro nessas últimas semanas... muita gente querendo "eliminar" os excessos do final de ano e férias.


Por isso aí vão algumas dicas do que fazer no dia a dia para ajudar a desintoxicar o organismo e consequentemente eliminar alguns quilinhos!


Mas é importante lembrar: sem reeducação alimentar e atividade física, ninguém consegue perder peso de forma saudável ou manter o que perdeu a longo prazo.







1) Chá de Hibisco

As flores de hibisco, ajudam a abaixar a pressão, perder peso e diminuir a cintura. Uma xícara do chá dessa flor antes das refeições reduz a absorção de carboidratos pelo organismo e elimina toxinas que dificultam o emagrecimento, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Tudo isso graças à presença de agentes antioxidantes e da comprovada ação diurética.

Modo certo de preparar o chá: Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.


2) Pera

A pera é uma fruta poderosa! A dica é a ingestão diária desse alimento rico em fibras. Uma pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio de Janeiro mostrou que mulheres que comeram três peras por dia ao longo de quase 3 meses tiveram menos fome nesse período e perderam mais peso do que aquelas que não ingeriram nenhuma fruta.
Por ter quase o dobro de fibras de uma maçã e devido à quantidade de água em sua composição, a pera hidrata e beneficia a dieta.







3) Suchá Detox: 
Couve (1 folha ou cubo) + chá verde + 1 rodela de gengibre

A couve é um excelente remédio caseiro para emagrecer porque melhora o funcionamento intestinal, uma vez que a couve é um laxante natural e possui também propriedades que desintoxicam o organismo, favorecendo assim o emagrecimento.
O gengibre é diurético, acelera o metabolismo, ajuda a queimar calorias e facilita a digestão, melhorando ainda o esvaziamento intestinal, combatendo a prisão de ventre e a barriga inchada.
O chá verde também é diurético, espanta o mau humor, diminui o cansaço, aumenta o metabolismo, ao fazer o corpo gastar mais calorias mesmo parado. Além disso, melhora o sistema imune, prevenindo contra diversas doenças como artrite, doenças do coração e o câncer, por exemplo.
É só bater no liquidificador. Tomo todos os dias!


4) Suco de limão
Além de delicioso e muito refrescante, o limão é um importante aliado da dieta, graças ao seu poderoso efeito desintoxicante. Isso acontece porque a fruta contém um alto teor de ácido cítrico, que ajuda a dissolver toxinas e gorduras, além de melhorar a circulação e a imunidade.

Antes do desjejum, do almoço ou do jantar, tome meio copo de água com limão (coloque adoçante se preferir). Se preferir quantidade maiores da fruta logo cedo, é melhor não beber o suco em jejum, o que pode agredir estômagos mais sensíveis.

De duas a três unidades por dia é suficiente para perceber uma diferença na balança – desde que, claro, o consumo de limão seja aliado a uma dieta equilibrada.
Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico. Alguns dos responsáveis por todos esses benefícios são uma rica fonte de vitamina C e uma substância chamada d-limoneno, um princípio ativo presente em sua casca, que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, o câncer, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias.
Por ser um grande ajudante no tratamento de todas essas enfermidades físicas, psicológicas e emocionais, o fruto acaba por ser utilizado em florais, terapias e também na aromaterapia, como forma de re-equilibrar o organismo e a mente.


5) Chá de ervas

O chá de ervas é ótimo para emagrecer, pois ele possui poucas calorias, aumenta o metabolismo, favorecendo a queima de gordura, e aumenta a disposição para enfrentar as pressões do dia a dia.

Para o chá de ervas: coloque 1 colher de sobremesa das seguintes ervas: hibisco; bugre; cavalinha; cáscara sagrada; pau tenente e chá verde numa panela, junto com 1 litro de água, e deixe ferver. Após 10 minutos, apague o fogo e deixe esfriar. Coe e reserve.

Uma boa ideia é colocar esse chá numa garrafa de água mineral e ir bebendo aos pouquinhos durante o dia, em substituição à água. Tome, pelo menos, 1 litro por dia.



6) Melancia




Por ser um diurético, a melancia tem um grande poder desintoxicante, o que desincha o corpo e livra o organismo de radicais livres e outras toxinas. E a maior parte desse poder se encontra nas sementes da fruta. Portanto, na hora de fazer um suco, bata as sementes junto, coando o líquido em seguida.

O lipoceno da sua polpa, além de combater o envelhecimento, também ajuda na prevenção do câncer enquanto o potássio mantém os rins limpos e reduz a quantidade de ácido úrico, o que previne a presença do cálculo renal.
Ela possui fibras e muita água, que ajudam na saciedade.



Além dessas dicas, o consumo de outros alimentos que já citei aqui no blog como a chia, a biomassa de banana verde, a Gojy berry, a tirada do glúten, entre outros também ajudam.
É só passear pelo blog que você encontra mais sugestões!

Vamos lá, se eu consegui, qualquer um consegue!!!!



domingo, 2 de fevereiro de 2014

Manteiga Ghee - muito saudável e sem lactose!!!



Já ouviu falar na manteiga ghee?

Ela é amplamente usada na cultura indiana, onde chamam ela de ouro líquido e tem ganhado muitos adeptos por aqui.

A manteiga ghee, ou manteiga clarificada, é o óleo purificado da manteiga, onde retiramos todas as impurezas e resíduos sólidos incluindo os traços de lactose.

Na medicina Ayurveda*, a Ghee é considerada Rasayana, ou seja, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais – é considerado um ótimo “portador” para todas as ervas que são tomadas com ele. Além disso é utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas. Ele é bom para todo o tipo de pessoas.

Benefícios da manteiga Ghee (de acordo com 
Ayurveda*):
  • extremamente benéfico para o fígado
  • útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras
  • ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo
  • fortalece o sistema imunológico
  • ajuda no tratamento dos pulmões
  • a melhorar a memória
  • é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos
  • um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis
  • é um tônico que fortalece e regenera os fluidos
  • é lubrificante, aumentando a flexibilidade.

Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos.

A preparação dela é simples, ainda que um pouquinho trabalhosa, mas vale a pena. Sempre bom ter um potinho com manteiga ghee, você usa ela como uma manteiga normal – pode passar no pão, fritar alimentos, fazer receitas, etc.


Manteiga Ghee como fazer:
O ideal é fazer sempre uma grande quantidade já que o processo para sua obtenção é demorado. Sempre faça com a manteiga sem sal e de preferencia orgânica. Para fazer a ghee o fogo deve estar bem baixo, pois a manteiga não pode queimar, a maneira mais fácil de fazer é em banho maria, assim não tem erro. Faça sempre em um recipiente de vidro, nunca de plástico, alumino, ferro ou cobre!
Ingrediente: Manteiga sem sal
– Leve uma panela com água ao fogo, assim que a água levantar fervura abaixe o fogo e apoie uma tigela de vidro em cima desta água quente, acrescente a manteiga e aguarde 5 minutos, ou até que a manteiga derreta. Não deve-se mexer a manteiga em momento algum do processo.
– Deixe a manteiga por mais dez minutos no banho maria. Desligue o fogo e com ajuda de uma colher, retire a espuma que se formou em cima da  vasilha, remova cuidadosamente para não mexer muito o líquido. Repita este processo mais uma vez ou até que não se forme mais espuma. Uma manteiga de boa procedência só é preciso retirar a espuma duas vezes. Já manteigas com muita impureza é preciso repetir este processo aproximadamente 5 vezes. Você vai reparar que é possível ver o resíduo de leite se depositando no fundo do pote, isso é o esperado! Não mexa o líquido.
– Retire a vasilha do banho maria e deixe esfriar por 10 minutos. Retire o resíduo restante que tenha se formado e com cuidado armazene apenas a parte dourada e despreze o leite que ficou no fundo da vasilha, para auxiliar passe a gordura por uma peneira de malha fina, desta forma se tiver sobrado algum resíduo este ficará na peneira. Está pronta a sua manteiga clarificada ou Ghee. 
Validade: até 3 meses sem refrigeração, até 6 meses sob refrigeração e por mais de 1 ano quando congelado.
Esse vídeo também explica como fazer 
http://www.youtube.com/watch?v=5XUZAVdyUcs

Ela fica ótima em tudo que você preparar! 



Fonte: http://www.ahau.org/ghee-manteiga-clarificada/

*Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional. No Brasil é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas.
A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com oJapão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.
A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.