sexta-feira, 27 de junho de 2014

Conhece o painço? Ótimos motivos para consumir



Pequeno, redondinho e amarelo, o painço também é chamado de milho alvo (oumilhete, millet, ou ainda milho-miúdo) e tem sua origem na China. Apesar de ser muito usado para alimentar pássaros, a introdução desse cereal no nosso cardápio ajuda tanto na dieta para controlar o peso quanto na prevenção de diversas doenças.


Informação nutricional

Composto principalmente de carboidratos, o painço contém ainda 15% de proteínas, além do aminoácido essencial lisina. Também é rico em fibras e vitaminas B, como a niacina, a tiamina e a riboflavina, e é uma ótima fonte de manganês, fósforo e magnésio.
O painço não contém glúten, por isso pode ser incluído na dieta dos celíacos. É também um alimento alcalino, ou seja, não produz ácido, o que facilita a digestão dos portadores de doença celíaca.


Confira todos os benefícios que esse grão traz para a sua saúde:


Ajuda a emagrecer e controlar o peso

O painço é uma rica fonte de fibras que ajudam na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, esses nutrientes dão mais saciedade, deixando a fome longe por mais tempo e favorecendo o emagrecimento.


Protege o coração

O painço é fonte de magnésio, um mineral que ajuda a regular o colesterol e a pressão arterial, fatores que podem diminuir o risco de infarto e outras doenças cardíacas. No entanto, todos esses benefícios só são aproveitados se acompanhados de uma dieta saudável.


Controle do diabetes
As fibras presentes nesse grão ajudam na absorção de glicose pelo organismo, uma ótima vantagem para quem tem diabetes. O magnésio é outro nutriente do painço que está envolvido no controle da glicemia, ajudando o portador de diabetes a controlar melhor a doença.


Ossos fortes
Magnésio, manganês e fósforo são os nutrientes do painço que ajudam a manter os ossos mais fortes. O fósforo e o manganês participam da formação dos ossos, já o magnésio ajuda na absorção do cálcio, essencial para manter a estrutura óssea forte, prevenindo a osteoporose.


Energia para o corpo
Se você anda muito desanimado e sem disposição, deixe de moleza e invista no painço. Ele é rico em carboidratos e fósforo, nutrientes essenciais para que o nosso corpo tenha mais energia.


Pedras na vesícula
Esse benefício fica a cargo das fibras, que podem evitar o surgimento de cálculo biliar. Alimentos ricos em fibras, como o painço, diminuem a absorção de gordura e a secreção de bile, protegendo a vesícula dos cálculos.


Câncer de mama
Assim como a linhaça, o painço possui lignanas, substâncias capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e em períodos menstruais. Com os hormônios regulados e uma alimentação saudável, os riscos de câncer de mama poderão ser bem menores.


Antienvelhecimento
O painço é rico em antioxidantes, essenciais para a varredura de radicais livres no organismo. Os radicais livres são substâncias constantemente produzidas pelo corpo que danificam as estruturas celulares, comprometendo o seu funcionamento e favorecendo o aparecimento de doenças.


Felicidade em dobro
Fonte de uma substância chamada triptofano, o painço ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável pelo bom humor. O magnésio, também presente no painço, ajuda na conversão do triptofano para serotonina. Por isso, quem come painço tem felicidade dupla, já que ingere tanto o triptofano como também o magnésio.





Cozinhando o painço

É possível usar o painço para preparar praticamente tudo, desde cereais, ensopados, pães e recheios. Você pode prepará-lo como acompanhamento, misturando-o com legumes, ou combiná-lo com uma variedade de temperos e outros grãos para fazer saladas sofisticadas.
O sabor delicioso, levemente adocicado e semelhante às nozes torna o painço ideal para muitas receitas.

Antes de cozinhar, lave bem os grãos e descarte os que estiverem danificados. Coloque três partes de água para cada parte de painço e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que toda a água seja absorvida. Desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos.
Se os grãos forem postos de molho antes de serem cozidos, o tempo de cozimento cairá para 20 minutos.


Onde comprar?

Casa de produtos naturais, cerealistas ou vegetarianos.
Para consumo humano, use a opção sem casca.


Fonte: http://www.menuvegano.com.br/article/show/1495/nove-motivos-para-incluir-o-painco-na-dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário