segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

21 dias de gratidão... técnica para mudar o padrão de pensamento!



Falta pouco para terminar o ano... tempo de avaliar o que fizemos com o tempo que passou até agora...


Evoluímos? Crescemos? Amadurecemos? Melhoramos a saúde e o corpo?


Falamos bastante aqui no blog sobre a saúde física, mas neste post eu tenho uma proposta diferente: falar de "saúde mental".


Até porque para encararmos qualquer mudança de vida, o que inclui mudanças alimentares e uma rotina diferente com exercícios físicos, sem desanimar no meio do caminho e retornar para o mais fácil e cômodo, é necessário exercitar e reeducar a mente!

E pesquisando bastante sobre motivação e influencia dos pensamentos positivos na nossa vida (um dos trabalhos voluntários que faço hoje são palestras sobre o assunto), achei que seria interessante e relevante para vocês compartilhar um exercício que acredito ser bastante eficiente: o exercício dos 21 dias de gratidão!


E porque acredito que ele funciona?
Porque funcionou comigo!!! :)


A gratidão é um dos sentimentos mais poderosos que existe. Ela engloba a força do reconhecimento de uma força superior a nós, mexendo as engrenagens do universo. A quem devemos agradecer depende das crenças pessoais de cada um. O ato de agradecer é maior do que qualquer dogma religioso. Engloba também a força do pensamento positivo, que permite que possamos desenvolver o otimismo e a confiança em nós e no futuro. Quando agradecemos, reconhecemos que o universo está sendo justo conosco e que ele mesmo é sábio. Demonstramos uma confiança de que tudo acabará bem.

E se fazemos o oposto disso, reclamamos, fazemos o tudo girar ao contrário... e vamos refletir: reclamar ajuda em alguma coisa? Você sabia que cada vez que você reclama o seu cérebro aumenta a produção do cortisol (hormônio do estresse), causando mau humor, envelhecimento precoce, cansaço, estresse e até desencadeando uma patologia, como depressão ou ansiedade? Além disse, cada vez que você reclama, você inibe a produção de serotonina (hormônio do prazer) no seu cérebro, que é responsável pelo seu bem estar e felicidade.

Tendo essas informações, eu te faço uma proposta: fazer o exercício abaixo, iniciando hoje, pelos próximos 21 dias!


E aguarde os resultados... funciona! Em todos os campos da vida!


Porque a vida não é fácil para ninguém meus amigos, mas a forma com que encaramos o dia a dia faz muita diferença... e sim, podemos ser muito felizes, apesar de termos problemas, sejam ele quais forem!

Exercício de 21 dias de gratidão


Quero sugerir apenas que você, por 21 dias seguidos a partir de hoje, disponha-se a manifestar gratidão, por tudo o que é e pelo que tem.

Não peça nada, não espere nada, nem prometa nada a Deus ou a quem quer que seja.

Apenas faça da gratidão uma prática diária pelos próximos 21 dias.
Ao invés de se lamentar pelas coisas que você não tem ainda, agradeça em cada dia por tudo aquilo que você já tem, por tudo o que você já é. Pode ser pelo simples fato de ter recebido essa dádiva divina e maravilhosa que é a vida ou por poder caminhar, enxergar, fazer algo sem depender de ninguém.
Comece pelas coisas pequenas. O importante é ativar o sentimento de gratidão dentro de você.


4 regras do exercício:



  1. Agradecer todos os dias, sempre que se lembrar... se você for esquecido ou muito ocupado, estabeleça alguns horários, use alarme... enfim, o importante é não deixar de agradecer a maior quantidade de vezes possível, por qualquer coisa!
  2. Não reclamar de nada que não seja relevante (de sono, calor, frio, fome, trânsito...);
  3. Não falar mal, invejar, odiar ou emitir qualquer sentimento considerado negativo ao próximo;
  4. Não fazer nenhum tipo de promessa, simpatias ou algo parecido.
Mas se acontecer alguma falha... pare, respire e corrija imediatamente seu comportamento... lembre-se que você está educando a sua mente então podem acontecer alguns deslizes :)



Experimente sentir gratidão. Exercite sua mente através da gratidão várias vezes por dia durante os 21 dias. Funciona! Pague pra ver!


Não importa como sua vida esteja no momento. Reserve um tempo para refletir sobre as pequenas e grandes coisas pelas quais você pode sentir-se grato. Há sempre muito pelo que agradecer. Basta você abrir os olhos e ver.

Depois desses 21 dias a sua mente estará mais acostumada a ver o lado mais positivo da vida, o stress diminui, a ansiedade também e você provavelmente irá experimentar a sensação de estar vivendo uma vida melhor, com as coisas fluindo mais facilmente para você! 
Tente... vale muito a pena! :)



Um comentário:

  1. agradeço muito o seu video de gratidao, mas informo que ja estou fazendo esse exercicio a bastante tempo com o pedro gimenes, nao sei se sera a mesma coisa ou se o seu sera diferente, e sempre bom conhecer coisas novas, flavia, agradecia que me informasse se o que estou fazendo sera o suficiente, ou se sera melhor acrecentar o seu eu lhe agradeço. celso nunes viseu portugal

    ResponderExcluir