segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Erros diários que prejudicam nossa saúde!!!

Alguns hábitos no dia a dia podem estar prejudicando a sua saúde.
Vamos ver os mais comuns e como corrigi-los!



Cozinhar com manteiga

Usar manteiga para cozinhar é uma péssima ideia! A gordura da manteiga, em contato com o fogo, se transforma em gordura saturada. Além disso, quando exposta a um calor acima de 120 graus, cria uma substância tóxica chamada acroleína, que pode causar câncer. A margarina não é a solução para o problema, uma vez que sofre as mesmas transformações que a manteiga com o calor.

O que se deve fazer, é usar azeite e óleos vegetais. O mais indicado é o óleo de canola, por ser fonte de ômega 3 e sofre menos perda de nutrientes quando aquecido (porque todos os óleos aquecidos perdem algumas de suas propriedades).


Cozinhar vegetais na água

Colocar um vegetal na água fria e deixá-lo cozinhando enquanto a temperatura esquenta é a receita para perder todas as vitaminas e minerais de um alimento, assim como sua cor e sabor. 
A forma correta para o cozimento de vegetais é no vapor, sem contato com a água.

Mas se você vai cozinhar na água, deve jogar o alimento nela já fervendo. Dessa forma, o calor sela o alimento e os nutrientes são mantidos. Uma outra maneira é usar uma cestinha dentro da panela, de forma que os vegetais não tenham contato com a água e cozinhem no vapor. Ainda é possível utilizar uma panela de vapor, própria para esse tipo de cozimento.


Usar caldos industrializados

O consumo frequente de caldos industrializados, como tabletes de caldo de carne ou frango, fazem muito mal, devido ao excesso de sódio. O consumo elevado da substância pode até causar câncer no estômago. A solução, é cozinhar seu próprio caldo, em casa.

A receita é bem simples: em uma panela com água fria, colocar legumes, pedaço de carne, frango ou até casca de camarão, ervas e temperos. E deixar cozinhar. À medida que a água vai esquentando, ela “rouba”os nutrientes e sabores dos alimentos, deixando o caldo com muito sabor. Ele pode ser usado para fazer pratos como risotos, por exemplo. E pode colocar em potinhos e deixar o caldo no freezer por 3 meses, assim fica prático!


Colocar o saleiro na mesa

O sal é uma das principais fontes de sódio e falado no item anterior, a substância em excesso pode até causar câncer. E quando colocamos o saleiro à mesa, a tentação de colocarmos um pouquinho a mais na comida é maior!

Uma boa opção é o Sal de Ervas, que contém menos sódio. O passo a passo é simples: usar sal light, que tem 50% menos de sódio, substituído pelo potássio. Colocar no forno o sal, com 10 dentes de alho e várias ervas, por 15 minutos, a 180 graus. Depois, bater tudo no liquidificador e peneirar. Aí basta colocar num vidro bem fechado e substituir pelo sal comum na hora de cozinhar. O Gersal, encontrado em casa de produtos naturais, também é uma boa alternativa!


Fritura em excesso

Consumimos muitos alimentos fritos. E isso é um problema, pois o consumo de gordura saturada causa sérios problemas cardiovasculares. Praticamente tudo o que a gente frita dá para fazer no forno, assado.

Os legumes, por exemplo a mandioquinha: basta cortar, secar e colocar em uma assadeira. Temperar com ervas, azeite e sal e deixar assando por 40 minutos, a 180 graus. Ela fica crocante por fora e cozida por dentro.


Cafezinho depois do almoço

Hábito de muita gente (inclusive meu), uma xícara de café depois da refeição ajuda a acordar. O problema é que o café atrapalha o organismo a absorver o ferro adquirido com os alimentos. Tal rotina pode acabar trazendo problemas como anemia, principalmente para mulheres. A solução para o problema é esperar pelo menos 40 minutos antes de tomar o cafezinho.

Além disso, procure evitar beber líquidos durante as refeições. Chás, por exemplo, também atrapalham a absorção de ferros. Já outras bebidas diluem as enzimas da digestão, o que atrapalha uma boa absorção dos nutrientes ingeridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário