domingo, 1 de dezembro de 2013

Inhame, poderoso alimento!

O inhame deveria ser item obrigatório na dieta, especialmente das mulheres, e em qualquer idade. Só para listar alguns benefícios: ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da TPM, aumenta as defesas do organismo e estimula a libido. E para que faz dieta, o inhame tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Isso significa ajudar a eliminar gordurinha extra e celulite!

Ele também pode deixar a mulher mais fértil!  Acredita-se que o consumo regular de inhame estimule a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo. Civilizações antigas, como os maias e os astecas, pareciam já saber disso. Eles estimulavam as mulheres a incluir o tubérculo na alimentação para que se tornassem mais férteis. O mesmo era feito em várias regiões da África. Hoje, os estudos científicos comprovam opoder do inhame em aumentar a fertilidade vem do fito-hormônio diosgenina, que, no organismo, é transformado em outra substância de nome complicado, a desidroepiandrosterona (DHEA).   

O DHEA existe naturalmente no organismo, especialmente até os 20 anos, e é responsável pela formação de 50 hormônios. Entre eles está o GH, o hormônio do crescimento. No adulto, o GH estimula a queima de gordura abdominal e o ganho de músculo. Mas o que mais chama atenção dos especialistas é a capacidade do inhame equilibrar os níveis do hormônio feminino progesterona. E, com isso, amenizar os sintomas da TPM (cólica, irritação, ansiedade) e da menopausa (ondas de calor, secura vaginal), além de reduzir o risco de perda óssea. O poder anti-inflamatório do inhame também vem daí: a progesterona impede que hormônios favoráveis ao acúmulo de toxinas – e, consequentemente, à inflamação das células e do organismo em geral – entrem em ação. Ou seja, o inhame é um senhor aliado da cintura fina e de um bumbum sem furinhos.

Mas os benefícios do inhame, claro, só aparecem com o consumo frequente. Uma porção, no mínimo três vezes por semana.

Mas, por ser fonte de carboidrato, deve substituir o pão no café da manhã ou o arroz no almoço ou lanche.

O inhame tem índice glicêmico médio. Ou seja, demora mais para ser transformado em açúcar no sangue, evitando picos de insulina no organismo e, com isso, menor risco de engordar do que a batata comum, que não é recomendada para consumo, por não ser nutritiva e tóxica ao organismo.


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/inhame-gordurinhas-celulite-511817.shtml?pagina=2



Nenhum comentário:

Postar um comentário