quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O stress engorda :(




Quando a gente tem um dia difícil, merecemos um chocolate ou um docinho... como se o nervoso fosse passar com o doce. Quem nunca pensou nisso que atire a primeira pedra!!!
Mas cuidado!!!


Segundo uma pesquisa da Austrália, as mulheres estão engordando por causa do estresse, que pode engordar mesmo de boca fechada. A tensão contínua faz o organismo liberar mais adrenalina e cortisona, dois hormônios responsáveis pela obesidade.



Por que comemos mais quando estamos tensas?

O estresse faz com que o cérebro receba uma mensagem de ameaça. Por isso, aumenta a produção dos hormônios adrenalina e cortisona, que diminuem a queima de calorias. O cortisol desregula o controle de apetite e acelera a multiplicação das células de gordura! Quando a ameaça acaba, nosso corpo pede uma "recompensa". Aí, pra piorar, entra em cena o chocolate, o sorvete... e qualquer outro alimento "gordo" que nos dá prazer!


3 estratégias para vencer o estresse que engorda


1. Coma devagar e mastigue bem a comida antes de engolir. A pressa pode até transformar seu estresse em gastrite. Olha o perigo!

2. Se você acha que não está dando conta da pressão e desconta na comida, procure apoio psicológico. Terapia e até antidepressivos moderados podem ajudar.

3. Faça atividades diferentes. Troque a TV e as guloseimas por uma caminhada. A atividade física ajuda muito no controle do stress e da ansiedade!


Sinais de alerta


Os sintomas abaixo são característicos da obesidade provocada por estresse:

- Gordura mais concentrada na região do abdome, coxas e braços.
- Depressão.
- Fome compulsiva à noite.
- Aumento de peso resultante de algum trauma, como separação, morte de parente próximo, desemprego.



Então, vamos tentar cuidar da nossa rotina tanto quanto da alimentação e exercícios para evitar o stress e a ansiedade. Programe sempre que possível o seu dia, vá com calma, mantenha seus pensamentos positivos... aqui no blog vou falar um pouco sobre como melhoramos a qualidade da nossa mente para evitarmos esse estado de stress crônico!



Nenhum comentário:

Postar um comentário