sábado, 28 de setembro de 2013

Fome de que? Por que?

Quando estava acima do peso tinha muita vontade de comer, o tempo todo.

Esse problema é muito comum, muita gente me fala isso... Mas afinal, por que essa nossa relação com a comida?

Não é de hoje que a comida está ligada tradicionalmente a festas, comemorações, simboliza fartura, momentos felizes. Crescemos assim, aprendemos isso! E ficamos mais sedentários com a modernidade, temos um acesso muito fácil e rápido a comida hoje.  Sem falar na qualidade dessa "fast food"... 
Pronto! Tá feito o "estrago"! 

Então, se quisermos mudar nosso corpo precisamos mudar a nossa cabeça, reprogramando nosso cérebro para que a relação com a comida seja diferente.

A primeira coisa é não associar a comida com prazer... É difícil, mas se eu consegui, você consegue também. 
Nada de comer porque teve um dia difícil, ou porque está zangado com alguém, ou de mal humor, ansioso... Comer não vai resolver a situação e ainda vai te engordar!
Procure outra coisa que te dê prazer ou que te faça esquecer da comida... Ouvir música, ligar para conversar com um amigo, ver um filme, dançar, tomar um gostoso banho... Comida NÃO traz felicidade, coma somente o necessário para ter um corpo saudável!

A segunda coisa é não associar a comida as comemorações... Sim, ela continuará presente mas não pode ser o principal... Pense que você vai a um evento pelas pessoas, pela companhia, para se distrair e NÃO para comer e beber até cair...e só vai comer se tiver fome (e se estiver seguindo seu projeto de emagrecimento direitinho vai fazer sua refeição saudável antes de ir).

E como todo trabalho de educação, temos que nos dedicar e ser persistentes! 




Algumas dicas para mudar o seu pensamento em relação a comida:

- Faça uma lista dos momentos e situações que você mais come sem necessidade. Ao lado proponha uma solução "alternativa" e coloque esse plano em prática. Vou exemplificar com minha própria experiência:
"Tenho muita fome quando chego do trabalho estressada" então "vou tomar um banho para relaxar antes de jantar, pois assim eu me acalmo e como com moderação".
"Estou com problemas e mereço um chocolate" então "estou com problemas e mereço fazer uma massagem relaxante ou dar um passeio"

- Toda vez que quiser comer algo que não pode ou que vai atrapalhar a sua dieta, pense nesta frase "A vontade passa, a gordura fica". Repita isso quantas vezes forem necessárias, é um mantra poderoso rsrsrsrs

- O prazer da comida dura pouco... Em 5 minutos o chocolate acaba, em 10 minutos o pacote de salgadinho estará vazio... Mas o que seu corpo acumula vai ficar por muito tempo te atormentando! Pense nisso! E se conseguir emagrecer o prazer vai ser muito maior do que os 5 minutos que o chocolate te proporcionou :)

- Quando tiver vontade de comer, analise se é realmente fome. Verifique se faz mais de 3 horas que comeu, se tomou água suficiente (às vezes fome e sede se confundem), se está ansioso... E chegue a conclusão se a fome é física ou emocional! Seja racional na hora de comer!

Mas se acontecer um deslize, relaxe e começe novamente! Você passou a vida inteira associando a comida com tudo de bom que não é da noite pro dia que vai mudar radicalmente! 
O importante é ir trabalhando seus pensamentos positivamente, para que seu esforço tenha bons resultados!

Um comentário:

  1. Antes eu sempre me "compensava" com MacDonlads, pizza ou chocolate.
    Hoje tenho nojo de MacDonalds, chocolate nao como ha meses (comprei um 85% cacau que abri faz uns 40 dias e como um micro pedaço quando bate a vontade) e pizza, que eu amo, procuro comer duas vezes por mes.
    Como vc disse: o prazer de estar magra é bem maior do que se entupir de chocolate.

    ResponderExcluir